Trajetória
Nossa História

Em 1984, nasceu a Pré-escola Amiguinhos do Verde, com uma proposta totalmente inovadora, baseada em teóricos como: Piaget, Freinet, Emília Ferreiro, entre outros. O principal objetivo era desenvolver uma aprendizagem equilibrada entre as áreas cognitiva e afetiva. O grande diferencial na época, entretanto, era a preocupação ecológica da escola, de visão ecocêntrica – quando pouco ainda se discutia ecologia – aliada à alimentação naturalista, de caráter educativo.
A Amiguinhos do Verde cresceu e, em 1989, passou a oferecer também o Ensino Fundamental até a 4ª série, mudando o nome para “Escola de 1º Grau e Pré-Escola Amigos do Verde”. Atualmente, a Escola Amigos do Verde, além da Educação Infantil, oferece do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de acordo com as novas leis de Educação. Registrada e autorizada pela Secretaria Estadual de Educação (SEC/RS), tem seu Plano de Estudo e o Projeto Pedagógico revisados periodicamente, conforme a legislação em vigor.

Nosso trabalho, sempre atento às atualizações científicas que a ele se alinhem, hoje tem por referência teóricos como Edgar Morin, Humberto Maturana, Rafael Yus, entre outros. Segundo Edgar Morin, a “Educação deve contribuir para a autoformação da pessoa (ensinar a assumir a condição humana, ensinar a viver) e ensinar como se tornar cidadão. Um cidadão é definido, em uma democracia, por sua solidariedade e responsabilidade...”. Nosso objetivo é auxiliar o sujeito a se desenvolver integralmente, considerando múltiplas inteligências (inspirados por Gardner) e valorizando a formação da criticidade e responsabilidade social.
Hino da Escola Amigos do Verde
(Cléber Fiorentin)
Amigos, amigos
Que vontade que dá
De viver sempre assim
Neste mundo tão mágico
Sinto cheiro de flores
Vejo seus olhos brilhando
Um sonho, um grande jardim
E com essa canção no pensamento
Eu tento mudar o ar
Respirar mais verde, mais chão
E canto forte, bem forte
Salvem as nossas florestas
Evitem a poluição
Plantem todo o mundo verde
No meio do seu coração.
Amigos, amigos
Que vontade que dá.